Buddha Eden - Jardim da Paz

Como tenho um grande fascínio pela cultura oriental não podia deixar de visitar o Budha Eden em Bombarral, a poucos quilómetros de Óbidos. Na verdade, não esperava ver em Portugal um feito desta envergadura.

Mal entrei no jardim foi como se me transportassem para outro lugar, bem exótico, relaxante e apaziguador, uma verdadeira obra de arte.

Escultura de águia esculpida em pedra
Junto a uma águia

O Budha Eden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores atos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.

Contém cerca de 6000 toneladas de mármore e granito, budas, guardiãs de templos, aves, dragões, cavalos, estátuas de terracota, imponentes colunas e lanternas que foram colocadas cuidadosamente entre a vegetação. Este espaço verde com o seu lago central é um local de paz e tranquilidade, que nos convida a descobrir os vários caminhos, ou apenas a relaxar na relva circundante ao lago (recomendo um pequeno piquenique).

As estátuas de Santos budistas espalhadas pelo jardim, transmitem-nos uma certa paz, tranquilidade e vontade de meditação, pois todas sorriem de olhos fechados e por vezes os gestos serenos das mãos parecem estar a dar-nos as boas vindas.

Escadaria
Escadaria

A escadaria central é o ponto principal do jardim, onde se encontram alguns budas dourados a dar-nos calmamente as boas vindas. Ao subir a escadaria encontrámos os budas mais altos do jardim (penso que o mais alto tem 25 metros) e sentimos uma certa impressão no estômago devido à imponência das estátuas.

Ao longo do jardim é possível encontrar cerca de 700 soldados de terracota espalhados, alguns dos quais enterrados da mesma forma como foram colocados na china à 2200 anos atrás. São feitos em barro e pintados à mão, sendo cada um deles único.

Soldados Terracotta
Soldados Terracotta

A sua recuperação esteve a cargo dum pintor madeirense, que se entregou durante oito meses, a recuperar e pintar os soldados do primeiro imperador chinês Qin.

Tenho pena que alguns destes soldados estejam num grande estado de degradação, chegando mesmo a encontrarem-se braços e pernas caídos.

Adorei a visita mas achei que faltava a legendagem das obras e talvez a distinção de roteiros (há rotas com dragões, com santos budistas, com guardiãs de templos, etc.), o que é muito importante mas que provavelmente será colmatada quando a obra estiver totalmente pronta.

Lago

Para quem estiver interessado nesta maravilha ficam aqui os contactos:

Buddha Eden – Quinta dos Loridos, Carvalhal
2540-480 Bombarral
Telef. (+351) 262 605 240
Fax (+351) 262 605 840
Email: info@loridos.com
Site: www.buddhaeden.com

Entrada: Gratuita
Horário: 7 dias por semana, desde o nascer até ao pôr do Sol.