Maiorca

Estas foram as primeiras férias de praia numa ilha e fiquei fã. O clima, a temperatura da água, as praias lindíssimas conquistaram-me.

Fiquei na zona de Can Pastilla no Hotel Nautic e não tenho nada a apontar de negativo em relação a este hotel. Adorei tudo, desde a zona em que estava situado (estava longe da confusão e ao mesmo tempo perto de tudo), aos funcionários, às praias localizadas nos arredores, ao sossego, etc. Confesso que ia um pouco a medo, pois antes de ir li em alguns blogs muita gente a queixar-se dos hotéis, da comida, do barulho e da confusão. Este hotel para além de ter sido completamente reformulado e ter passado de um 3 estrelas para 4 estrelas tem uma decoração muito boa e em relação a outros hotéis ali à volta achei que este se destacava. Sem dúvida que foi uma boa opção.

As férias em Palma resumiram-se essencialmente a praia e passeios à noite (todos os dias percorríamos uma grande parte da Baía de Palma (3/4km). Também visitámos Palma num dia e fomos ao Arenal algumas noites, mas de bicicleta porque a pé ainda é uma grande distância.

Para visitar algumas zonas mais afastadas do hotel, alugámos um carro, com bastante antecedência. Num dos dias, saímos bem cedinho pois tínhamos um grande passeio para fazer.
Perto do aeroporto, apanhámos a MA-19 em direção a Santanyí, saímos em Campos e rumámos em direção à Colónia de Sant Jordi. Um pouco antes virámos para a Praia Es Trenc e pelo caminho vimos uma parte das Salinas de Levante.

Praia Es Trenc

Quando chegámos à praia Es Trenc, bastante conhecida, tive uma desilusão. Não pela praia em si, que achei lindíssima, saída de um filme, mas porque a afluência de pessoas em tempos foi tanta, que agora há necessidade de limitar os acessos e por isso estão a cobrar €6 pela entrada na praia. Achei um roubo especialmente porque o objetivo é que a praia recupere a sua beleza mas no entanto existe muito lixo espalhado pelo chão.

Cala Es Caragol

Daqui seguimos novamente em direção ao povoado de Colónia de Sant Jordi e fomos percorrendo as várias praias que se seguiram.

Passámos pelas praias Es Caragol e Caló des Marmols, que apesar de mais pequenas do que Es Trenc têm muito menos gente e não têm taxas de entrada.

Depois seguímos para a cidade de Cala d’Or e um pouco antes de chegar, virámos para Cala Mondragó, uma praia que é um autêntico paraíso. Almoçámos rapidamente no restaurante da praia e seguimos viagem, pois ainda tínhamos muita coisa para ver.

Cala Ferrera

Seguimos novamente as placas em direção à Cala d’Or e aqui descobrimos a Cala Ferrera, outra praia paradisíaca. Nunca tinha ouvido falar de Cala d’Or e fiquei maravilhada com as praias belíssimas que aqui se encontram: Cala Ferrera, Cala Esmeralda, Cala Mitjana, etc..

A partir daqui rumámos em direção a Porto Cristo e não visitámos mais nenhuma praia. Pelo caminho ainda queríamos ter visitado a Cala Romântica, mas não havia tempo.
Quando chegámos a Porto Cristo fomos diretos às Coves del Drach (Grutas do Dragão) e ficámos fascinados.

Quem vai a Maiorca e não visita estas caves é como ir a Roma e não ver o Papa. A visita demora cerca de uma hora e termina junto ao Lago Martel (um dos maiores lagos subterrâneos do Mundo – 177m de comprimento e 30m de largura). Junto ao lago existe uma espécie de anfiteatro com bancos corridos para todos os visitantes se sentarem e, com as luzes apagadas, completamente na escuridão, começa o espetáculo. Do fundo do lago surgem 3 barcos com pequenas luzes em redor, num deles está um violinista e um organista e tocam 4 peças clássicas.

No final do concerto é possível andar nos barcos e sair pelo lago Martel, a viagem não é longa mas acho que vale a pena pois é uma coisa surreal.

Cuevas del Drach

Depois de sairmos das grutas apanhámos a estrada em direção a Manacor, onde se encontra a famosa fábrica de Pérolas.

Fica então aqui uma dica de um passeio que podem fazer se algum dia forem a Palma.