Revisitar Maiorca

Pois é, cá estou outra vez de volta para contar as minhas férias  em Maiorca pelo segundo ano consecutivo.

Este ano decidimos voltar à Ilha de Maiorca para conhecer o outro lado da ilha. Optámos por ficar em Magalluf, uma zona bastante mais agitada e animada que Can Pastilla, destino do ano anterior.
Ao contrário do ano anterior, desta vez decidimos alugar um carro por 2 dias e visitar a parte da ilha que ainda não conhecíamos.

Primeiro dia

Partimos bem cedo de Magalluf em direção ao Port D’Andratx, que apesar de não ser muito divulgado, é um destino bastante interessante e procurado por algumas celebridades, como Claudia Schiffer, Tom Cruise, Michael Schumacher, etc.

Depois de explorarmos um pouco este local seguimos para norte, sempre juntinho à costa, até chegarmos a Museo La Granja De Esporles, nas montanhas Tramuntana e onde se encontra uma grande mansão, aberta a turistas. Optámos por não visitar o museu e seguimos para a encantadora Vila de Valldemossa, local de paragem obrigatória.

Valdemossa é uma vila saída de um livro de encantar, em que cada casa parece uma casa de bonecas e onde se tem a sensação de que o tempo parou há muitos anos. Demorámos algum tempo nesta pequena vila apreciando cada um dos seus recantos.

Rua em Valdemossa

De seguida fomos em direção a Puerto de Soller, onde pretendíamos apanhar o cruzeiro para La Calobra. Como não chegámos a tempo optámos por ir de carro, atravessando a montanha e passando por paisagens selvagens e belíssimas.
Este percurso de carro é ideal para quem gosta de paisagens naturais, da fotografia, da vida selvagem e de montanha.
Já perto do final, a estrada começa a parecer-se com uma cobra a serpentear pela montanha a baixo e no final encontra-se uma linda baía rochosa chamada sa Calobra.

Como já era final da tarde foi fácil encontrar um lugar para parar mas de certeza que durante o dia é muito difícil estacionar.

Continuámos a pé ao longo de 2 túneis escavados nas rochas, até uma das mais belas praias de Maiorca: Torrent de Pareis, uma pequena praia na foz de um rio no meio de uma profunda garganta aberta para o mar.

Torrent de Pareis é tão bela quanto pequena para os visitantes que tem, no entanto vale bem a pena dar aqui uns mergulhos e conhecer a praia.

Torrent de Pareis

Depois de aproveitar o resto do sol e do calor do dia, regressámos ao hotel.

Segundo dia

Atravessámos a ilha em direção ao Porto de Alcúdia, onde se encontra a Baia de Alcúdia, uma praia com quase 15 km de extensão e com água muito calminha e quentinha.

Continuámos o nosso passeio em direção ao Cabo de Formentor, mas decidimos fazer um pequeno desvio e ir primeiro à Cala Sant Vicenç, considerada uma das praias mais belas de Maiorca. No entanto não ficámos aqui e seguimos mais um pouco pela mesma estrada sem destino. Ao fim de uns 2 minutos de carro chegámos a uma praia, que na nossa opinião, ainda era mais bonita do que a Cala San Vicenç. A água além de quentinha tinha bastantes ondas o que foi muito fixe. Decidimos almoçar aqui e permanecer algum tempo a aproveitar as ondas.

Esta foto mostra a vista que se tem desta praia.

Cala Sant Vicenç

Daqui seguimos em direção a Pollensa e ao Cabo de Formentor, zonas de paragem obrigatória.

A caminho subimos uns bons 232 metros de altitude por uma sinuosa estrada até chegar ao Mirador d’es Colomer. Este mirador encontra-se no Cabo de Formentor e a partir deste pode-se contemplar as escarpadas montanhas da Serra de Tramuntana, os recortados alcantilados da zona e uma impressionante parede de 200 metros que se ergue repentinamente no mar.

Mirador El Colomer

Continuámos a descer a montanha, passámos pela Praia Formentor e voltámos a subir outra montanha em direção ao farol. Ao longo do percurso ainda se encontram vestígios das antigas escadas que davam acesso ao farol.

Depois de apreciarmos as vistas do farol, regressámos novamente pelo mesmo caminho e desta vez parámos na Praia Formentor onde decidimos permanecer o resto dia. Esta praia é lindíssima e com vista para a Baía de Pollença. Dentro de água parece que estamos numa autêntica lagoa rodeada de montanhas e pequenas ilhas. É uma das praias costeiras maiorquinos mais remotas e silenciosa, onde a areia é rodeada por pinheiros.

Os restantes dias foram passados em Magalluf onde as praias são muito bonitas e a noite é bastante animada. Tivemos bastante sorte no hotel porque apesar de estar perto da zona mais movimentada, ao mesmo tempo está numa rua mais isolada, o que nos permitia ter bastante sossego.

Em Magalluf ainda visitámos a fascinante Casa de Katmandu, uma mansão do estilo tibetano colocada ao contrário (fundações para cima e telhado para baixo), com as sua imensas ilusões óticas, robots, um cinema a 4 dimensões, etc.

Assim termino as minhas dicas para visitar a ilha de Maiorca.